top of page

HEMORRAGIA

Em caso de hemorragia, é importante agir rapidamente para evitar complicações. O procedimento a seguir pode ajudar a salvar vidas:

  • Identifique o tipo de hemorragia (interna ou externa) e inicie os primeiros socorros.

  • Hemorragia interna: Verifique o estado de consciência da pessoa, acalmá-la e mantê-la acordada; Desapertar a roupa da pessoa; Deixar a vítima aquecida, uma vez que é normal que em caso de hemorragia interna haja sensação de frio e tremores; Colocar a pessoa em posição lateral de segurança. Após essas atitudes, é recomendado ligar para a assistência médica e permanecer ao lado da pessoa até que seja socorrida. Além disso, é recomendado não dar comidas ou bebidas para a vítima, pois ela pode se engasgar ou vomitar, por exemplo.

  • Hemorragia externa: Identifique o local da hemorragia, coloque luvas, acione a assistência médica e inicie o procedimento de primeiros socorros: Deite a pessoa e coloque uma compressa esterilizada ou um pano lavado no local da hemorragia, exercendo uma pressão; Caso o pano fique muito cheio de sangue, é recomendado que sejam colocados mais panos e não retirar os primeiros; Fazer pressão no ferimento por pelo menos 10 minutos. É indicado que seja feito, também, um garrote que tem como objetivo diminuir o fluxo de sangue para a região do ferimento, diminuindo a hemorragia. O garrote pode ser de borracha ou feito de forma improvisada com um pano, por exemplo, devendo ser amarrado alguns centímetros acima da lesão. Além disso, se a lesão estiver localizada no braço ou na perna, recomenda-se manter o membro elevado para diminuir a saída de sangue. Caso esteja localizada no abdômen e não seja possível fazer o garrote, recomenda-se colocar um pano limpo na lesão e realizar pressão.

Image 05.png
bottom of page