COMO CONTROLAR TABAGISMO
O tabagismo é uma doença crônica relacionada à dependência de nicotina, que é uma droga psicoativa presente nos produtos derivados do tabaco. Para controlar o tabagismo, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
-
Defina limites: Defina limites para a quantidade de cigarros que você consome e tente cumpri-los. Se você está fumando regularmente, tente reduzir gradualmente a quantidade de cigarros que você consome.
-
Busque ajuda profissional: O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) oferece tratamento gratuito para parar de fumar pelo SUS. Nele, estão incluídas avaliações clínicas, orientações individuais ou em grupo e, se necessário, o oferecimento de medicamentos.
-
Evite locais com fumantes: A inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos que não fumam, mas convivem com fumantes em ambientes fechados, é o chamado tabagismo passivo. Essa exposição às toxinas do cigarro, ainda que em menor quantidade, está comprovadamente associada ao desenvolvimento de reações alérgicas, câncer de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e infarto do miocárdio.
-
Elimine o consumo de cigarro e álcool: O consumo de cigarro e álcool pode aumentar o estresse e a ansiedade, além de prejudicar a saúde física e mental.
-
Não dirija depois de fumar: Se você fumar, não dirija. Peça a um amigo ou use um serviço de transporte para voltar para casa.